quinta-feira, 18 de abril de 2013

"Está chegando o novo berço do samba"

Com essa menção ao samba campeão da Unidos de Vila Isabel no carnaval de 2013 e um sutil jogo de palavras, fica fácil começar uma conversa sobre a Grande Tijuca, um dos bairros mais diferenciados do Rio. Além de guardião de importantes escolas de samba do carnaval carioca e do seu gigantismo natural, o bairro carrega a tradição de diversas comunidades. 

 Com agremiações como: Salgueiro, Unidos da Tijuca, Vila Isabel e Mangueira, a busca por carnavais inovadores e modernos tem acirrado a competição aonde, gradativamente, vem tirando da Baixada Fluminense, o título de "Berço do Samba". Não é de hoje que as escolas de samba do bairro da Tijuca têm concentrado os títulos de melhor carnaval do Rio de Janeiro.

 Siromar de Carvalho da Silva, 54 anos, empresário e diretor de harmonia do Acadêmicos do Salgueiro, que vive o carnaval em toda sua extensão, acredita que a aproximação das escolas é uma das motivações das pessoas para participar do carnaval. "O fato de ter no bairro essa grande concentração de escolas, cria um interesse maior de seus moradores em participar mais ativamente do nosso carnaval, além de ter um histórico do bairro de Noel Rosa", diz.

 Nos últimos oito anos, cinco deles tiveram uma escola da Tijuca como campeã do carnaval. Em um passado de glórias para escolas como a Portela - que possui 21 títulos em sua história - atualmente, os carnavais da Grande Tijuca, têm apresentado uma nova proposta ao usar de inovações e recursos tecnológicos para abrilhantar a festa carioca que figura no Guinness Book como o "Maior Carnaval do Mundo". 

 Sobre essa transformação ao longo dos anos, Siromar comenta: "O carnaval deixou de ser um simples divertimento e passou a ser um grande espetáculo, as escolas que não partirem para o lado empresarial na sua administração irão ficar para trás. O amadorismo não é mais permitido em escola de samba, temos que ser profissionais para manter e melhorar ainda mais esse alto nível." Em 2014, cinco das doze candidatas ao título do grupo especial fazem parte da Grande Tijuca, o que promete dar trabalho às outras agremiações que querem tirar os olhares das escolas tijucanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário